quarta-feira, 11 de maio de 2022

O VIGÁRIO E O PASTOR

Conta-se que um pastor de uma cidadezinha adoeceu e, por estar à beira da morte, o vigário resolveu visita-lo para lhe convencer a receber os sacramentos.


Conversaram por bastante tempo, mas o vigário não conseguiu convencê-lo.
Então, ao sair de lá, o vigário pediu ao juiz local para convencê-lo. O qual tentou, mas também foi em vão.


Novamente o vigário foi visita-lo e ao chegar o pastor estava montado em seu travesseiro, alisando-o e falou para o vigário como seu cavalo era belo e formoso.


O vigário, pensando que o pastor estava delirante, enternecido, demonstra ao pastor que aquilo é um travesseiro e não um cavalo, mas o pastor insiste que não, que não é um travesseiro, mas um cavalo.
 

À partir desse momento, o vigário começa a lhe mostrar: “veja só, isso é um travesseiro, observe que um cavalo tem patas, orelhas, pelos e o travesseiro não; veja que ele é quadrado e não tem a forma de um quadrado etc.


O pastor então diz, é verdade, alguém que eu confiava em disse que o travesseiro era um cavalo e eu acreditei, porém o senhor me mostrou a verdade. Realmente é um travesseiro.
No outro dia o vigário foi visitar-lhe novamente e passou a insistir que ele precisava participar da eucaristia, no que o pastor aceitou comungar.


O vigário saiu todo animado a buscar a hóstia, o cálice e todos os acessórios necessários para que o pastor comungasse.


Montou tudo no quarto, consagrou a hóstia e, então, o pastor lhe perguntou:
“Vigário: o que é isso?”


O vigário lhe responde: “Já lhe falei que é o corpo de Cristo”


Pastor: “Não Sr. Vigário, observe que isso é uma bolacha de farinha; um corpo tem cabeça, tronco e membros, tem cabelos, tem olhos e tem boca. Observe direitinho que verá que é só uma bolacha.”
O Vigário saiu da casa do pastor soltando fogo pelas ventas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário