terça-feira, 7 de julho de 2020

EGOÍSMO NATO


Ao que tudo indica a linguagem foi o meio criado para camuflar a verdade e dar polidez a mentira. Isso é fácil de ver quando começamos a notar que não podemos ser absolutamente sinceros com ninguém, e que absolutamente ninguém quer resolver ou está preocupado se há gente ao léu, passando fome, frio e desabrigado. 

Na verdade, não sabermos é até melhor, nem precisaremos nos preocupar ou sermos incomodados com os problemas alheios.

Falamos como se gente sofrendo tivesse alguma importância real pra nós por pura hipocrisia, já que não dividimos nada, apenas acumulamos sem ao menos pensar que poderíamos doar o nosso excesso a quem nada tem.

Acontece que se vivermos dividindo, nossas ambições, desejos e sonhos não se realizarão; jamais poderíamos ter um carro zero se pensássemos no próximo, ou aquele celular caro, ou roupas de grife ou uma casa ampla, bem como programas nucleares ou foguetes espaciais...

O mi mi mi descarado que aparece nas mídias supostamente tentando proteger os desfavorecidos, injustiçados, perseguidos, negros e mulheres são tão somente um vai e vem de palavras vãs e vazias que nada produzem exceto a masturbação verbal infrutífera, que nada gera além de divisões entre aqueles que fingem se importar com aqueles que, declaradamente, não se importam mesmo.

Esse mundo não é habitado por gente altruísta e evoluída, mas por egoístas primitivos que nada veem além do próprio umbigo e, me incluo entre eles.

Enquanto pudemos satisfazer nossos desejos e fecharmos os olhos para a necessidade alheia, continuaremos vivendo livremente nosso egoísmo nato à revelia da miséria alheia, ou transferiremos a responsabilidade de todos para os governos, assim ficará mais fácil aceitarmos que somos bonzinhos.

Essa vida não é para amadores, pois viver é a mais terrível prova que podemos nos submeter.

Cláudio



Um comentário:

  1. Pura realidade da Humanidade que busca a cada momento ser o todo poderoso. Seja em qualquer classe. "Deixe vir a mim as crianças que são puras de coração"

    ResponderExcluir