segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Amor não é devoção idolátrica


Convém que definamos exatamente o que é amar alguém daquilo que seja adoração ou devoção a outrem.
Amar alguém é o enxergarmos com suas qualidades e os seus defeitos e, mesmo assim, o admirarmos por quem ele é. É entendermos que não gostamos dos seus defeitos, mas que as suas qualidades são superiores àquilo que não gostamos nele, bem como ter consciência de que possuímos os nossos defeitos e mesmo assim somos amados e admirados pela superioridade das nossas qualidades.

Idolatrar a outrem é construirmos um altar no coração e entronizar uma imagem falsa a respeito de quem seja o outro, ou seja, lhe damos qualidades que ele não possui, enxergamos uma beleza inexistente em pontos estratégicos da sua personalidade; nos auto enganos para que continuemos de joelhos o adorando como bons devotos que desejamos continuar a ser.

Isso porque nos negamos a reconhecer que nos enganamos em relação ao outro e que, se assumirmos esse fato, teremos que lidar com a culpa, a frustração e as dores decorrentes desse engano. Nos auto sabotamos para que não tenhamos que assumir que projetamos qualidades que o outro nunca possuiu, mas que precisávamos delas nele, portanto, as inventamos para consumo próprio.

Somos muito covardes em matéria de mudanças, ninguém deseja mudar, mas a vida é um carrasco cruel quando decide que é hora de crescermos e mudarmos de etapa. Ela não poupa ninguém, ou mudamos por vontade própria, ou ela cria situações onde nos será impossível ficar inertes.
Quantas vezes nos diminuímos para nos enquadrar ao tamanho do outro? Quantas vezes nos sabotamos para que os projetos do outro dê certo enquanto os nossos fracassam?

Será possível amar ao outro em detrimento de nós mesmos? Ou será que não nos amamos e nos convencemos que só o outro será capaz de nos amar e nos suprir desse amor que buscamos? Será que aquele que não lhe venera como você o venera também o vê como você o vê? Ou seja: de forma fiel, devota e idolátrica?

Idolatria é pecado, seja em que forma for: idolatrar filho, cônjuge, pais ou quem seja É PECADO! Adoração é destinada somente a Deus e a mais ninguém!

Seu cônjuge não é melhor que você, ele não é mais do que você em nada, pois somos todos minúsculos diante daquilo que Deus planejou para que fôssemos. Estamos todos num mesmo nível de pequenez. Uns são melhores que outros em algo específico; outros são melhores que uns noutras coisas específicas, pois todos estão debaixo da deficiência humana adquirida quando nos afastamos de Deus.

Ninguém é mais que ninguém, você não é pouco pra ele e ele não é pouco pra você; ambos são débeis em tudo para que a graça de Deus sobreponha-os no orgulho, na teimosia, na inteligência, na obstinação da prática do mal.

Enfia na sua cabeça, ninguém é bom, ninguém é melhor do que você; você não é melhor do que ninguém. Somos todos pecadores aguardando a misericórdia divina a nos mostrar a nossa mediocridade nata. Não se rebaixe e não se exalte diante de ninguém, alinhe-se a todos os outros seres humanos.

SOMOS TODOS IGUAIS DIANTE DE DEUS. Por isso, não seja tiete de ninguém, mas protagonista da sua história.


Cláudio                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário