terça-feira, 13 de setembro de 2016

NÃO SE DEIXE ABUSAR


Pessoas com distúrbios psiquiátricos têm algumas características em comum, agem de forma irresponsável com a vida de seus semelhantes e folgam naqueles que percebem que são moles e os deixam a vontade para folgar. Estão malucos, mas não são burros!

Suas rotinas oneram o tempo e às vezes as finanças de parentes e amigos que insistem em permanecerem em seu cotidiano.

Desconfiômetro não é o forte desses pacientes, o que não sei é se realmente isso é uma característica da psicopatologia deles, ou se aproveitam de sua doença para usarem e abusarem daqueles que são moles de coração.

A questão, porém, não é a intenção deles, mas sim a nossa acomodação em deixar, quem quer que seja, agendar o nosso precioso tempo ou consumir os nossos suados recursos financeiros com aquilo que não planejamos.

Ajudar uma pessoa é uma coisa; prejudicar-se por ela, é outra coisa!

Deus não nos ordenou a amar ao próximo acima de nós mesmos, sendo assim, quando isso acontece, estamos pecando contra nós mesmos. Esse é o segundo pior pecado que podemos cometer, o primeiro é não amarmos a Deus.

Depois de sofrer décadas de abusos sucessivos por ser mole demais e por ter dó em excesso, resolvi cortar da minha vida a convivência com aqueles que acostumei a deixar onerarem o meu tempo. Isso foi em 2012 e confesso que a minha vida melhorou demais.

Se a minha experiência diz alguma coisa, ela me ensinou que não importa de quem vem o abuso, o que importa é não nos deixarmos abusar. Ninguém tem o direito de lesar o próximo e, cada um tem a sua própria história para viver.

Isso quer dizer que só sou responsável pelo meu próximo enquanto isso não estiver me prejudicando e, tudo o que passar disso, é abuso contra mim e a minha história. Portanto, não posso ser irresponsável para com a minha vida, com a minha história e o destino que dou a elas.

Cláudio


Nenhum comentário:

Postar um comentário