quarta-feira, 13 de julho de 2016

A DOR QUE MAIS DÓI


A dor que mais dói é aquela que sofremos pela palavra não dita, por tudo o que deixamos de fazer, ou por tudo o que julgamos que poderíamos ter vivido e não vivemos com alguém.

De fato é a total ausência de esperança de que interagiremos com alguém amado no futuro que faz sangrar a alma. Vemos isso quando alguém que amamos morreu, partiu desse mundo e nos deixou com as nossas frustrações, arrependimentos, remorsos e expectativas que alimentamos em relação a ela e a nós mesmos.

O sonho acabou, a fantasia se dissolveu e fomos obrigados a nos depararmos com a realidade de que, tudo poderia ter sido muito diferente do que foi.

Os “ses” nos atormentam: “E se ele tivesse feito isso ou aquilo?” ou “e se eu tivesse agido de tal ou qual forma?” Se, se, se... Só que não existem ses, apenas há a história e, história não se muda, não há como voltar atrás e fazer uma nova história. O que foi, é!

Para acabar com o sofrimento é preciso aceitar a vida como é, com as nossas falhas e com as falhas de todos, ninguém é perfeito, todos estamos cursando a Universidade da Perfeição, porém, somos todos aprendizes.

E é preciso entender que nada é definitivo, nem a morte!
Tudo faz parte do todo e em nossa pequenez só enxergamos pedaços desconexos de um plano perfeito traçado pelo Deus da criação.

O que não tivemos condições emocionais, amadurecimento ou capacidade de discernimento ontem, agora temos; o que não conseguimos enxergar hoje, amanhã enxergaremos. Em tudo há uma evolução, um progresso rumo a tudo o que estamos destinados a aprender.

Não podemos julgar situações e pessoas fora de seus contextos, ou seja, você não julga uma criança com o mesmo critério que um adulto; o mesmo deve ocorrer com você mesmo, não se julgue como alguém evoluído que tem a obrigação de ser altruísta, centrado, sensato, maduro o tempo todo. Você não é melhor do que ninguém, somos todos crianças aprendizes no playgroud da existência, vivendo entre dores e sorrisos no planeta Terra, escola primária dos aprendizes eternos. TODOS ERRAMOS!
Erramos e aprendemos com os nossos erros, assim, aquele que éramos já não existe, existe aquele que somos hoje, agora, e que, já não será o mesmo de amanhã. Por isso, aqueles que partiram antes de nós e que também fizeram suas sandices infinitas aqui, desse lado da vida, igualmente já não são os mesmos que conhecemos. Estes também evoluíram, aprenderam com seus erros, há neles arrependimentos e maturidade que nem imaginamos. Também há perdão para todos os que, como eles, erraram.

Ninguém deve sentir remorso, no máximo arrependimento, pois o remorso nos consome e o arrependimento traz perdão e paz.

Perdoa àquele que te feriu, perdoe-se por todos aqueles que você mesmo feriu. Você fez aquilo que estava preparado para fazer dentro dos limites da sua maturidade e evolução pessoal. Não se julgue acima do rigor, para tudo há agravantes e atenuantes, não queira ser mais justo do que Deus.
Como lemos na bíblia: “o amor cobre multidão de pecados”, assim, o amor perdoa tudo, ame e o perdão lhe invadirá. Perdão para o outro, para você mesmo e para Deus. Sim! Precisamos perdoar a Deus, pois não entendemos direito isso Dele nos tirar quem amamos, não O entendemos em infinitas coisas e situações, mas temos que ter fé de que só Deus sabe o que faz.

Não sei o porquê de muitas coisas, não sei por que Deus criou uma cadeia alimentar, não entendo o porquê as mulheres devem menstruar todo mês, sangrar e doer uma semana a cada mês; não acho razoável como nascemos, a forma do parto; discordo de muitas coisas, entre elas a morte, a fome, a doença, a diversidade de religiões, enfim, muitas coisas. Porém sei que tudo é como deve ser, tenho a certeza de que está tudo sob o controle de Deus.

Portanto, amargar por aquilo que poderíamos ter feito ou por aquilo que não vivemos, ou pelas mudanças que o outro não sofreu até que morresse, não é nada razoável e tudo o que isso pode fazer é nos adoecer a alma.

ACEITE as coisas como são, mude as que podem, transforme-se ao invés de tentar transformar aos outros. Seja alguém bom, o melhor que puder ser, essa é a nossa parte no mundo, todo resto são ilusões.

E acima de tudo saiba que haverão reencontros infinitos, senão aqui, do outro lado, na verdadeira vida após ultrapassarmos o portal da morte.
Tudo o que não pode fazer por alguém e que, igualmente, não recebeu desse alguém nessa vida, está reservado para os próximos reencontros, basta aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Jamais se esqueça que não somos IMORTAIS, mas somos todos ETERNOS.

Cláudio


Nenhum comentário:

Postar um comentário