segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sem Tanatofobia

Um bom amigo está com um câncer incurável.

Engraçado que me preparei para morrer antes de todos e me esqueci de que eles poderiam ir antes de mim, por isso me senti chocado, agredido, triste, pois MORRER É RUIM PARA QUEM FICA.

A saudade é grande, o sentimento de ausência é terrível, até que nos acostumemos com ele, por outro lado, a morte é um mistério com teorias diversas a seu respeito.

Tanto poderemos morrer e ir para algum lugar melhor, pior ou semelhante à Terra, como poderemos apenas deixar de existir ou nascermos em outro planeta ou habitarmos outra dimensão. Há quem diga que nos unimos novamente com a divindade infinita para reencarnarmos a seguir; outros que há um céu e um inferno, enfim, as teorias sobre a vida pós-morte são diversas.

Como sabemos, todos passaremos pela morte, pois ela é inevitável. Esse é basicamente o principal problema do Homem, visto desconhecermos o que ocorrerá depois dela e, é basicamente por causa do medo da morte que vivemos de maneira a ignorá-la por completo.

Por isso trabalhamos tanto e nos ocupamos tanto com aquilo que é visível e material, pois o que nos é tangível e palpável parece fazer mais sentido, já que podemos administrar, ver, tocar e transformar aquilo que percebemos por nossos cinco sentidos.

Já o que é espiritual necessita do sexto sentido para que haja percepção, e essa percepção é essencialmente uma experiência de fé que não é captada pelos cinco sentidos humanos. Por isso tantas religiões com crenças diversas e contraditórias.
A fé é a certeza daquilo que esperamos, é ela que nos dá as convicções das coisas que não vemos, por meio da fé nos fortalecemos e ficamos destemidos e otimistas e nos dispomos a enfrentar o desconhecido, como se conhecido fosse.

A grande questão, portanto, não é o que acontecerá depois de morte, mas se estamos dispostos a viver com fé aqui e agora, pois viver sem fé é terrível, nos enfraquece e amedronta, pois há ocasiões que só temos a nós mesmos e a Deus.

Muitas pessoas que conversei sentem medo da extinção, ou seja, não há nada além da matéria, portanto, quando o corpo morre, nossa consciência morre com ele. Nossas memórias, tudo o que somos, fomos e fizemos simplesmente se apagam como uma lâmpada que se queima. Não há nada depois da morte!

Desde que me lembro por gente que a morte me fascina e me encanta, por isso a estudei tanto, só que no final das contas conclui que ninguém sabe nada a respeito dela. Tudo o que existe são teorias e mais teorias de como ela pode ser. Mas uma coisa é certa: se Deus existir de fato, a morte é algo necessário para que mudemos de plano, para passarmos de um estado inferior para um superior.

Por outro lado, se Deus não existir e for tudo um acidente do acaso, ao apagarmos feito a lâmpada, não saberemos de nada, viraremos pó e não teremos consciência da nossa existência, o que é indolor e sem consequências, porém, um desperdício INÚTIL e VÃO que, para mim, é inconcebível.

Cláudio Nunes Horácio



Um comentário: