segunda-feira, 9 de março de 2015

CINQUENTÃO

Hoje completo meio século nesse escafandro de carne. Percebo claramente os efeitos do tempo sobre ele; sobre a memória emocional e histórica.

Sinto-me cansado como a um trem que parou em diversas estações: pessoas entraram, pessoas partiram; gente de todos os tipos e gostos a entrar e a sair, a ficar e a partir.

Olho para trás e vejo as inúmeras transformações, lembro-me de antigas mentalidades e os efeitos dos diversos paradigmas abandonados; recordo-me sem saudade dos hormônios em ebulição, da testosterona me acelerando e provocando agressividades inúteis e desnecessárias.

Lembro-me do vigor da juventude, das ilusões e dos sonhos ultrapassados; das noites acordadas, dos temores abandonados e da vida transformada.

Recordo-me de muitas coisas, sinto saudade e desejo de algumas vivências e desprezo e indiferença por outras; escuto os suspiros da alma a dançar com as alegrias vividas e sinto o perfume no olhar da vida em momentos de puro êxtase de felicidade plena instantânea.

Vivemos a gula dos olhos a buscar a saciedade da alma, o orgulho da altivez juvenil a transformar o caminho em guerra e recebemos a paga dessa postura com a exaustão que nos transforma em seres humanos melhores.

O tempo é o único remédio, pois a vida nos ensina e nos adestra, e nessa forja, somos moldados de acordo com a verdade. Dessa forma, aprendemos apanhando, tropeçando, caindo e levantando, nessa ginástica pedagógica, fantástica e sensacional que é a vida no planeta Terra.

E quando envelhecemos, percebemos que a intolerância se foi, a ansiedade e o medo se esvaíram; as certezas absolutas foram substituídas pelas dúvidas razoáveis e que os “serás” e os “por quês” dissiparam-se na confiança e na fé inabalável.

Tudo isso são experiências que só o tempo nos proporciona, tudo o que precisamos viver, viveremos; todas as fontes de angústias e dúvidas são necessárias para a aquisição das certezas e do regozijo.

Assim, tudo o que tenho a fazer é agradecer. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que cruzaram o meu caminho, pois cada um de vocês me ensinou exatamente o que eu precisava aprender. Todos vocês foram meus professores e meus alunos, cada qual deu a sua preciosa contribuição para a construção de um ser humano melhor; todos participaram da minha evolução; dessa evolução na qual ainda hoje, estou apenas engatinhando.

_/\_ Namastê!


Cláudio Nunes Horácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário