terça-feira, 24 de dezembro de 2013

INTERVENÇÃO

“Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu,
e o principado está sobre os seus ombros,
e se chamará o seu nome: 
Maravilhoso,
Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz.”

A intervenção divina na história é corriqueira, cotidiana e constante. A questão é que não a vemos e não sabemos dos muitos livramentos que ocorrem conosco, visto acontecerem no invisível.

Todos têm um caminho a percorrer, uma trilha a atravessar, um mapa com roteiro bem definido que deveríamos seguir, porém, a história é mutável, nossas vidas são dinâmicas e nossas escolhas são completamente instáveis porque temos o livre arbítrio.

Sendo assim, precisamos de ajuda, de auxílio do alto quando, por motivos diversos, nos desviamos do alvo e trilhamos estradas escorregadias e sinuosas achando que estamos no caminho certo.

Acontece que eventualmente recebemos pessoas que são verdadeiros anjos a nos reorientar e a nos trazer de volta a razão, gente que nem sabe que estão em missão de auxílio, mas que nos sacodem e nos encaminham novamente às trilhas da saúde existencial.

Essa história é comum, todos temos pessoas que entraram temporariamente em nossas vidas para fazer uma verdadeira revolução e que se foram depois disso. Sabemos que sem essas ajudas eventuais, teríamos continuado a trilhar estradas de morte, e somos muitíssimos gratos pela ajuda recebida em momentos de emergências existenciais.

A história do Natal é tão somente o arquétipo, o ápice do auxílio que vem do alto para transformação das vidas no planeta Terra. É na encarnação do Verbo, da Palavra, de Jesus Cristo, que enxergamos o socorro que recebemos de Deus.
“E o Verbo (Jesus) se fez carne
e armou a Sua tenda entre nós,
cheio de graça e de verdade”.

Quando tudo estava perdido, Jesus entra na história, se veste de gente, com esse pijaminha de carne e nos mostra como é ser verdadeiramente humano, e nos traz de volta à sensatez, à razão, ao amor e à paz.

Jesus é o socorro, o auxílio, a ajuda que necessitamos para sairmos da loucura das guerras, dos guetos, das divisões de classes e das confrarias religiosas e sociais, políticas e ideológicas.

Nele está à luz dos Homens...

Ele é o norte, o padrão, a fôrma, o arquétipo, o amor, a paz e a esperança que a humanidade já deu certo.

Bem vindo à magia natalina, ao tempo de focarmos no Príncipe da Paz. Tempo de gratidão, de esperança, de fé e de certeza que não estamos sozinhos, pois o Emanuel Jesus Cristo é Deus conosco. Aleluia!

FELIZ NATAL!

Cláudio Nunes Horácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário